terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Banho gostoso

Aqui em casa, a hora do banho das crianças sempre foi um momento de relaxamento, de aproximação e de intenso carinho desde quando a Lívia era bebê. Nunca, nunca mesmo, tive medo de dar banho na Lívia nem na Clarice. Sempre tive e transmiti segurança a elas, talvez por isso elas gostem e se tranquilizem comigo nesse momento do dia.
A Lívia já toma banho de chuveiro há muito tempo, desde os 07 meses de vida... e a Clarice tomou seu primeiro banho de chuveiro com dias de vida. Eu prefiro, sabe, pois há um contato maior pele a pele entre mãe e bebê. No entanto, Clarice toma banho de banheira na maioria das vezes, pois só precisa de um adulto para isso... o outro adulto, no caso o Tiago, fica com a Lívia. Mas também já dei banho de chuveiro nas duas, foi muito legal! Assim, nós três interagimos, não há ciúme, a mãe é das duas ao mesmo tempo! 
No inverno, não vejo muita necessidade de banho diário no bebê, pois não há sujeira, além do cocô que ele faz, mas dei todos os dias na Clarice, o que eu falhava era a lavagem do cabelo! Sim! A ruivinha Clarice é cabeludinha que nem a Lívia era. Então, o banho no inverno significava mais relaxamento do que limpeza em si.
Mas, no verão, é imprescindível dar banho todos os dias na caçula, pois ela é muito encalorada, sua bastante, assim como a mana! Hehehe Até mais de um banho por dia é necessário às vezes... Cocôs explosivos também causam banhos! 
A Lívia está na fase do banho lúdico. Leva brinquedos para tomar banho com ela! Geralmente ela não quer tomar banho quando a convidamos, mas o artifício de fazê-la escolher um brinquedo para o banho a faz mudar de ideia. O último brinquedo que ela quis levar foi um pônei com cabelo que sugeri de passar xampu nele! Ela adorou, é claro!!!
Assim que a Clarice conseguir ficar sentada com firmeza, a deixarei tomar banho de banheira com a Lívia para poderem brincar juntas também nesse momento tão gostoso e relaxante!

O bico e a perversidade adulta

Introduzir o bico (chupeta) na vida de uma criança é um ato perverso do adulto. Por que você sabe que um dia a criança terá que deixá-lo... Sem falar nas consequências negativas que ele traz para a saúde física e psicológica da criança.
Eu dei o bico para a Lívia... No começo, eu era contra, mas acabei dando (forçando a introdução), porque ela chorava muito antes da hora de mamar (mais um erro... eu deveria ter seguido a livre demanda e não horários fixos). Ok. Deu tempo para aprender, ainda estou aprendendo. 
A Clarice nasceu e continuo com a convicção de que bico não é necessário. Confesso que algumas vezes eu tentei fazer com que ela pegasse, mas ela venceu (graças a Deus!). Ela nasceu prematura e tinha mais necessidade de estar perto de mim, por isso queria tanto ficar no meu peito. Eu entendi isso rápido e com quatro meses ela é uma criança tranquila SEM o bico.
E a Lívia? Doce anjo... Fomos passear no shopping dia 29/11, ela viu o Papai Noel e foi direto entregar o bico a ele. (Havíamos combinado que ela daria o bico para ele em troca de um presente bem bonito que ele traria para ela). E assim foi... Na verdade, eu nem sabia que teria Papai Noel no lugar que fomos, mas tinha, e ela, prontamente, pediu o bico para dar a ele. Fiquei nervosa... pois fiquei pensando como ela iria se comportar quando quisesse o bico, na hora do sono, por exemplo. Mas a Lívia fez o que combinamos, deu o bico a ele. 
Claro que, em casa, quando bateu o soninho, ela pediu, mas expliquei exatamente o que havíamos combinado. E o Papai Noel trouxe um lindo presente a ela, mesmo quase um mês antes do Natal. Ela ainda não aprendeu essa noção de tempo tão distante, por isso o presente antecipado.
E não foi perverso isso? Você dá o bico para atender a uma necessidade imediata sua e não do seu filho... E, no futuro não muito distante, você tem que tirar isso dele! É como livrar-se de um vício... 
Bom... estou feliz que a Lívia está se desvinculando do bico. E também porque a Clarice vive muito bem, obrigada, sem ele!