domingo, 16 de dezembro de 2012

Decisões em família

A Lívia já está com 6 meses e 11 dias, mesmo assim, volta e meia passo no quarto dela, quando ela está dormindo, para ver se ela está respirando. Dá uma vontade de ficar lá velando o sono dela e não fazer mais nada. Mas a vida não é assim... Além de ser mãe, eu continuo sendo esposa, um pouco dona de casa, trabalhadora, amiga, filha e desempenhando outros papeis.
Certa vez, minha amiga Paula Souza disse que a vida de uma mulher se divide em "antes e depois de ser mãe". Para mim, é verdade. Hoje, sendo mãe da Lívia, me sinto um ser humano mais completo, pleno, útil. 
Bom, mas eu vim aqui contar um pouco de como a Lívia e eu estamos. Meu Deus, essa minha filha é um bebê-anjo, ela é só sorrisos, alegria, energia positiva. Já está comendo frutas desde os 4 meses e na consulta dos 6 meses o pediatra liberou iogurte natural com açúcar mascavo (ela adorou), água e papinha salgada. Pode ser papinha feita em casa (água, sal, arroz, três tipos de vegetais - um branco, um laranja e um vermelho, azeite de oliva, caldo de carne, gema de ovo) ou papinha da Nestlé. Eu já dei das duas, e a Lívia comeu numa boa! Ela é muito boa para comer! Também adora chá de ameixa seca! 
A Lívia já teve uma febre, de 39ºC, fiquei apavorada, mas o Tiago e eu transmitimos a ela a maior segurança possível. Na noite que ela ficou mal, o Tiago e eu dormimos com um olho aberto e outro fechado, com ela no nosso meio na cama, isso para monitorar a febre. Graças a Deus, ela não teve mais. É horrível vê-la adoentada, febril, pois ela fica bem sensível, quieta, sem vontade de brincar. Mas nossos cuidados e amor são fundamentais para ela melhorar. Quando ela teve febre, demos Paracetamol baby, ela gostou bastante, pois era bem docinho. E também tivemos que comprar um aparelho nebulizador, pois ela teve uma laringite. Ela ainda está com tosse, já faz uns 20 dias, mas estamos dando a homeopatia receitada pelo pediatra, e como ela tossiu um pouco mais nesses dois dias, fizemos a nebulização só com soro, pois medicar sem orientação médica é perigoso.
Enfim, cada dia mais me realizo como mãe, como mulher e como ser humano, mas confesso que canso bastante, que às vezes sinto falta de dormir até a hora de acordar sem interrupções, de namorar mais com meu Tiago, mas não reclamo, pois ter a Lívia foi uma decisão nossa!
Vou contar uma coisa que pode deixar muitas pessoas surpresas e fazer milhões de julgamentos. Parei de amamentar a Lívia há duas semanas. Foi um acordo entre nós duas e o Tiago. Ela já apresentava desinteresse pelo peito, brincava, brigava, se distraía, e eu também já estava um pouco cansada. Então, após a consulta no pediatra, e dar mamá para ela até o fim do dia, parei e tomei remédio (Dostinex). Achei que o efeito do remédio seria imediato, mas me enganei. Eram dois comprimidos para serem tomados metade a cada doze horas. Então, tomei um antes de dormir, e quando acordei, senti os seios bem cheios e já me incomodando. Liguei para minha médica, ela disse que isso era normal, que eu podia tirar um pouco para aliviar, não dar mamá para a Lívia e seguir tomando o remédio conforme a bula. E assim foi. Daí, burramente, eu tirava o leite com água quente do chuveiro, mas isso só ajuda a produzir mais. À noite, liguei para a médica de novo, e ela disse para eu dar mamá se não tivesse aguentando, mas não dei. No sábado, foi o pior dia. Meus peitos pareciam duas bolas de boliche e muito doloridas, eu sentia fisgadas o tempo todo, então resolvemos ir ao plantão. O médico que me atendeu me deu duas opções: ou eu voltava a amamentar e parava aos poucos ou eu devia ser forte, aguentar a dor, não tirar leite e fazer compressa gelada, tomando anti-inflamatório. Eu optei por ser forte e aguentar. Foi o que fiz. Como eu estava sofrendo demais, tirei 15 ml de leite de cada seio com a bombinha elétrica antes de dormir, mas os peitos estavam tão duros, que doía e era difícil tirar o leite. Mas deu certo, dormi melhor. E assim foi... cada dia meus peitos foram diminuindo e só sentia uma pressão. No começo, eu mal conseguia pegar a Lívia no colo de tanta dor. Eu até me entristecia por isso, pois eu mal a pegava e já a largava. Também senti um pouco de arrependimento no segundo dia (o sábado que contei), pois foi o dia mais complicado, mas o Tiago me deu muita força. Meu maior medo sempre foi ter mastite, pois eu tive duas vezes... acho que não tive de novo porque eu tirava um pouco do leite e também porque tomei anti-inflamatório por 5 dias, um bem forte, igual ao que tomei pós cesárea, mas foi receitado pelo médico que me atendeu no plantão (Tiletil).
O desmame foi muito tranquilo para a Lívia, pois ela já tomava NAN uma vez por dia e não estranhou nunca a mamadeira. Além disso, os outros alimentos também já complementavam e complementam sua alimentação.
Foi muito importante o apoio do Tiago e da Lívia, sem eles eu não teria conseguido. Sou muito grata a Deus por ter dado tudo certo. 
É difícil tomar esse tipo de decisão, pois tudo é muito romantizado em relação à gravidez, ao parto, à amamentação... É dito que todas as mulheres não devem engordar muito na gravidez, podem/devem ter parto normal, amamentar até os dois anos da criança, blá blá blá. As mulheres são tratadas como iguais, e isso não é real. Somos todas diferentes e únicas, então... Eu tive uma gravidez muito tranquila, tive estrias na barriga, engordei 16 quilos, tive um trabalho de parto de quase 10h e fiz cesárea, amamentei minha linda filha durante 181 dias com muito amor e dedicação... e sou uma mãe muito boa para ela. O fato de ela não mamar mais no meu peito não me torna menos mãe ou fez com que a Lívia me amasse menos, pelo contrário, mostrou para nós duas o quanto nos amamos e somos cúmplices da nossa relação de mãe e filha. 
Se você que está lendo não concorda comigo, acha que fui irresponsável... lamento. Não é você que vive minha vida, você não é eu. Enfim, cada cabeça, uma sentença... e, claro, temos que arcar com as consequências das nossas decisões.

2 comentários:

  1. querida...adorei seu relato..sempre sensivel e lucida! parabens por sua firmeza..é claro que Livia te ama mais ainda por isso!!!bjs alessandra espindola

    ResponderExcluir
  2. Esse teu blog é muito bom! Ainda não sou mãe, mas é ótimo já ler experiências como as suas. Tenho a certeza de que cada um faz o que é melhor para si e para sua família. Há horas em que não importa o que dizem os livros, os familiares e seus inúmeros conselhos....cada um vai descobrir o seu jeito. E pelas fotos lindas da Lívia, está dando tudo certo!

    ResponderExcluir